Petição - Luísa Todi Honras de Panteão
Petição Pública para a concessão de Honras do Panteão para Luísa Todi com afixação de lápide alusiva à sua vida e à sua obra no Panteão Nacional.

LUÍSA TODI
(1753 — 1833)
«A CANTORA DE TODAS AS CENTÚRIAS»
CANTORA LÍRICA
Na celebração do décimo quinto aniversário do Prémio Femina, fundado em 2010, para agraciamento de personalidades femininas, que se tenham distinguido em Portugal e nas Sociedades Lusófonas com Excelência e Distinção, é criada uma categoria extraordinária para agraciamento póstumo de Notáveis Mulheres da História de Portugal e da Lusofonia: Notável Mulher - Evocação Histórica.
A Patrona e Ideal do Prémio Femina, Infanta D. Maria de Portugal, distinta musicista, dá o ensejo a agraciar como Notável Mulher - Evocação Histórica 2025 a insigne Luísa Todi, a mais extraordinária e aclamada cantora lírica Portuguesa na Europa do século XVIII.
Neste contexto será redigida uma Petição Pública, dirigida a Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República, para apresentar o pedido de concessão de Honras do Panteão Nacional a Luísa Todi, com afixação de lápide alusiva à sua vida e à sua obra, homenageando e perpetuando a memória desta cantora lírica que se distinguiu na expansão da Cultura e Bel-Canto de Portugal.
A Petição Pública tem o título Honras do Panteão a Luísa Todi - A Cantora de Todas as Centúrias e tem como signatários de honra personalidades de nacionalidade Portuguesa, e estará disponível para assinatura dos Cidadãos Portugueses que estejam em concordância com este propósito.